Skip to content Skip to footer

Comunicação Oral – Congresso Luso Brasileiro – PUC

A formação inicial e continuada de professores é um tema crucial quando se discute a melhoria da educação de um país. Isso posto, apresenta-se o contexto de Guiné-Bissau, diante dos índices preocupantes sobre o acesso e qualidade educacional, segundo Rodrigues (2024).
O presente trabalho tem como objetivo problematizar as especificidades da formação docente em Guiné-Bissau, tendo em vista que se trata de um país de cultura de oralidade e de contexto multilíngue, segundo Cá (2015). Esse conhecimento tende a contribuir para a adoção de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes na
formação de professores, uma vez que a oralidade desempenha um papel central na aprendizagem e compartilhamento de conhecimento.
O estudo, de abordagem qualitativa, parte da revisão bibliográfica sobre os aspectos fundamentais da aprendizagem em culturas de oralidade, de acordo com a Ong (1998) e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que empregam a tradição oral como recurso educativo no processo de formação docente, na perspectiva de Olson (1994).

Deixe um comentário

São Paulo

Rua Freguesias das Varges, 245
Itaim Paulista – São Paulo – SP – BR
CEP: 08190-530  – Fone: 11 3678-6892

CNPJ: 18.064.875/0001-12

Paraná

Rua Pedro Foggiatto, 530
Aristocrata – São José dos Pinhais –  PR – BR
CEP: 83030-160  – Fone: 41 9 9967-5416

CNPJ: 10.193.218/0001-63

Links

Atuação Global © 2025. Todos os direitos reservados – By Estúdio Franklin

Inscreva-se para receber as
novidades!