RESUMO
A tese apresenta o delineamento de uma pesquisa de campo exploratória vinculada ao Programa de Mestrado da Florida Christian University, em Orlando/Florida.
O foco da pesquisa é contribuir para a descrição de elementos fundamentais que possibilitem a estruturação da Abordagem de Educação por Princípios ao contexto cultural africano, especialmente aplicado na República da Guiné Bissau.
Portanto, a primeira parte da pesquisa apresenta os fundamentos teóricos acerca da abordagem educacional numa perspectiva integral do ser humano, especialmente alinhada à Educação por Princípios com embasamento teórico de João Amós Comenius, Celestin Freinet e Lev Semenovich Vygotsky, em diálogo com as contribuições de Rosalie Slater, Verna Hall, Dr Paul Jehle e Dra Inez Augusto Borges.
Na segunda parte da pesquisa, os estudos de Darrow Muller formam a base para compreensão acerca da cosmovisão africana. A contribuição de documentos oficiais: Plano Nacional de Educação para Todos, Segundo Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza (DENARP II), banco de dados do Banco Mundial (BM), Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros, contribuíram para a compreensão do contexto guineense.
A terceira parte trata-se de estudo com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por intermédio de entrevista semiestruturada com gestores das escolas-piloto do Programa de Educação para a Vida e da aplicação de um questionário entre educadores que atuam em escolas cristãs na Guiné-Bissau.
Os resultados demonstram que a inserção da Abordagem de Educação por Princípios em escolas em contextos semelhantes necessitarão primeiramente de conhecimento do contexto filosófico, histórico e cultural no qual a Abordagem será inserida; investimento em produção de material pedagógico alinhado aos parâmetros estabelecidos pelo ministério de educação; capacitação contínua de educadores que atuarão nas escolas oferecendo formação específica sobre Educação por Princípios e formação dos rudimentos do conhecimento acadêmico geral, com ênfase especialmente na Língua Portuguesa em virtude da multiplicidade de línguas faladas no país; auxílio na obtenção de materiais didáticos necessários para a realização das aulas; orientações para melhorias na infraestrutura escolar e estabelecimento de um processo de mentoreamento entre educadores que conheçam a Abordagem de Educação por Princípios e educadores que estão iniciando este processo em escolas africanas.
Educar gerações de crianças africanas que raciocinem por princípios bíblicos é um processo histórico em desenvolvimento. Cada nova geração é sinônimo de novas possibilidades de formação de líderes que contribuirão para a transformação de realidades locais possibilitando a formação de sociedades mais desenvolvidas, justas e unidas. Sociedades nas quais todos terão condições dignas de vida, exercício de liberdade e direito à propriedade!