A formação inicial e continuada de educadores é crucial para a melhoria da educação, especialmente em países com baixos Índices de Desenvolvimento Humano, como a Guiné-Bissau. Este país da África Ocidental enfrenta desafios educacionais significativos, refletidos em indicadores de baixa qualidade em todos os níveis de ensino. Considerando que a educação é essencial para o desenvolvimento de qualquer país, surge a questão de como melhorar a aprendizagem e promover estratégias pedagógicas de formação na pós-graduação em Educação em ambientes onde o conhecimento é transmitido principalmente por meio da oralidade.
Compreender o contexto cultural no qual ocorre a formação docente é essencial para o aprimoramento do processo de aprendizagem. Esta pesquisa se propõe a
compreender as especificidades da capacitação de professores em uma cultura marcada pela oralidade, relacionando-as com as contribuições da teoria de inteligências múltiplas.
A pesquisa, de natureza qualitativa, apresenta uma revisão bibliográfica que caracteriza os aspectos essenciais sobre a aprendizagem em culturas de oralidade e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que utilizem a tradição oral como uma ferramenta educativa. Para integrar tais práticas, a teoria das inteligências múltiplas oferece uma estrutura sobre estilos de aprendizagem distintos, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes áreas da inteligência.
A revisão da literatura indica que essa abordagem pode contribuir para a criação de estratégias pedagógicas mais inclusivas e eficazes, que valorizem a expressão cultural local e promovam um ambiente de aprendizagem que respeite e potencialize as capacidades individuais dos docentes e, consequentemente, dos alunos.
O processo de adequação dos cursos de formação na pós-graduação em Educação em contextos de oralidade pode envolver a criação de materiais didáticos que combinem elementos orais e escritos, além do desenvolvimento de métodos de ensino que incentivem a participação ativa e a valorização das contribuições culturais dos alunos no processo de formação docente.
Assim, espera-se que a formação de professores que considere as especificidades culturais e sociais da oralidade promova um ensino mais contextualizado e eficaz, contribuindo significativamente para a melhoria da educação na Guiné-Bissau e em contextos semelhantes.